O
advento das novas tecnologias e mídias propiciou o amplo acesso de todas as
camadas às mais diferentes informações, saberes e conhecimentos produzidos pela
humanidade, tornando o papel do professor cada vez mais complexo. Nesse
sentido, frente aos desafios da sociedade aprendente o professor deverá
adquirir dentre outras, as seguintes competências:
1-
Capacidade de fazer uso das mais diferentes mídias e tecnologias de comunicação
em seu cotidiano. Diz respeito, à necessidade dos educadores se familiarizarem
com o aparato midiático e com as TICs tendo em vista as exigências das
tecnologias disponíveis. Com isto, deverá aproximar-se do universo do aluno que
é considerado um nativo digital.
2-
Capacidade de abrir-se a novas aprendizagens (investir na formação
profissional). À medida que o educador investir em sua formação continuada
buscando aprender como integrar em sua prática educativa as novas tecnologias
explorando seu potencial no desenvolvimento de aprendizagens significativas
para o aluno.
3-
Adotar uma nova postura pedagógica que possibilite a incorporação das
tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de aprendizagem no
âmbito escolar. A partir da aquisição de novos conhecimentos na área das tecnologias
em educação, o professor
deverá ser capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação e perceber-se como sujeito ético e comprometido com a qualidade da escola e com a educação dos cidadãos brasileiros. (SALGADO, 2008, p. 13).
Isto
implica mudanças do planejamento, adoção de novas metodologias e estratégias
nas atividades educativas que oportunizem aos alunos a aquisição e construção
de novas aprendizagens e conhecimentos.
Portanto,
reconhece-se que a utilização e a apropriação das mídias e tecnologias propiciam
modificações em todos os campos de conhecimento, em nossa vida diária,
sobretudo em nossa forma de comportamento e em nossas relações. Dessa forma, no
mundo digital cabe ao educador compreender as implicações das novas tecnologias
e inseri-las em sua prática pedagógica.
Referências
SALGADO,
Maria Umbelina Caiafa. AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e
aprendendo com as TICguia do cursista. Brasília: Ministério da Educação,
Secretária de Educação à Distância; 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário