domingo, 23 de setembro de 2018

O Professor e a Prática Pedagógica com Integração das Mídias

O advento das novas tecnologias e mídias propiciou o amplo acesso de todas as camadas às mais diferentes informações, saberes e conhecimentos produzidos pela humanidade, tornando o papel do professor cada vez mais complexo. Nesse sentido, frente aos desafios da sociedade aprendente o professor deverá adquirir dentre outras, as seguintes competências:
1- Capacidade de fazer uso das mais diferentes mídias e tecnologias de comunicação em seu cotidiano. Diz respeito, à necessidade dos educadores se familiarizarem com o aparato midiático e com as TICs tendo em vista as exigências das tecnologias disponíveis. Com isto, deverá aproximar-se do universo do aluno que é considerado um nativo digital.
2- Capacidade de abrir-se a novas aprendizagens (investir na formação profissional). À medida que o educador investir em sua formação continuada buscando aprender como integrar em sua prática educativa as novas tecnologias explorando seu potencial no desenvolvimento de aprendizagens significativas para o aluno.
3- Adotar uma nova postura pedagógica que possibilite a incorporação das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de aprendizagem no âmbito escolar. A partir da aquisição de novos conhecimentos na área das tecnologias em educação, o professor

deverá ser capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação e perceber-se como sujeito ético e comprometido com a qualidade da escola e com a educação dos cidadãos brasileiros. (SALGADO, 2008, p. 13).
Isto implica mudanças do planejamento, adoção de novas metodologias e estratégias nas atividades educativas que oportunizem aos alunos a aquisição e construção de novas aprendizagens e conhecimentos.
Portanto, reconhece-se que a utilização e a apropriação das mídias e tecnologias propiciam modificações em todos os campos de conhecimento, em nossa vida diária, sobretudo em nossa forma de comportamento e em nossas relações. Dessa forma, no mundo digital cabe ao educador compreender as implicações das novas tecnologias e inseri-las em sua prática pedagógica. 
Referências
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TICguia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação à Distância; 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROFESSORES EM AÇÃO

PROFESSORES EM AÇÃO
Os professores deste Centro de Ensino trabalham unidos e com dedicação em função do ensino de qualidade e formação adequada aos jovens cidadão.

PROFESSORES AMIGOS

PROFESSORES AMIGOS
Todos os professores além de eficientes também são amigos da escola, dos alunos e da comunidade.

DE MÃOS DADAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

DE MÃOS DADAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Todo o corpo administrativo trabalha junto aos professores e estudantes, buscam juntos soluções e poem em prática as idéias coletivas para assim , juntos desenvolverem uma educação onde se constroe conhecimentos com interatividade e trocas de experiências.