PROJETO LEITURA EM CENA: Uma combinação entre a Linguagem teatral e a literatura
COORDENADOR
(A): Maria
Necy Alves Pontes
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Turno: vespertino
Titulação/Formação Pedagógica: Licenciatura em Letras e Pós graduação em
Língua Portuguesa
E-mail: mnecyyalves@hotmail.com
PROFESSORA
DE TEATRO CONVIDADA: Maria Dalva dos Santos Silva
Titulação/Formação
Pedagógica: licenciatura em Teatro
Email:
mila.arte@hotmail.com
DISCIPLINAS
|
CONTEÚDOS ENVOLVIDOS
|
CARGA HORÁRIA
|
Língua Portuguesa
|
Leitura e interpretação de
textos; Realismo/naturalismo; análise de produção textual.
|
16
h/aulas
|
Arte
|
Dinâmica de grupo; leitura grupal
e dramatizada de obra literária; produção de texto cênico e roteiro; origem
do teatro; jogos de expressão e socialização; exercícios de aquecimento e
relaxamento vocal; exercícios de memorização; elementos que compõem um
espetáculo teatral; cenário e figurino; ensaios das cenas teatrais;
representação teatral de “O Mulato”.
|
60
h/aulas
|
Educação Física
|
Exercícios de aquecimentos, relaxamentos,
alongamentos e agilidades corporais.
|
12
h/aulas
|
JUSTIFICATIVA:
Considerando a necessidade
de desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no Ensino Médio e
tendo em vista a formação sócio crítico do cidadão brasileiro, o teatro
apresenta-se como uma forma dinâmica e educativa que promove ao aluno a
oportunidade de desenvolver suas habilidades interpretativas, verbal e
corporal. A promoção de atividades didáticas interdisciplinares com foco na
leitura e interpretação de obras literárias possibilita o desenvolvimento da
competência comunicativa dos alunos nas modalidades oral, escrita e artística,
no que se refere aos textos das obras literárias a serem trabalhadas quanto sua
aplicação do contexto contemporâneo em que vivem.
OBJETIVO GERAL:
Promover atividades
didáticas interdisciplinares na área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias;
ressaltando a arte cênica como propulsora da interação entre docentes de séries
diferenciadas para que pela vivência de fazeres artísticos teatrais possam
adquirir habilidades interpretativas e o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Incentivar a
exploração das artes cênicas como complemento e desenvolvimento das atividades
escolares.
*Identificar o modo
de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”;
*Usar a língua de
acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos
adequados.
*Desenvolver
habilidades de leitura e a interpretação do texto literário pela expressão
corporal.
*Exercitar a
socialização, a criatividade, a coordenação motora e a memorização.
*Promover situações
de leitura e criação de textos e enredos.
*Desenvolver
habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso da obra literária de
Aluísio de Azevedo “O Mulato”.
*Perceber a
importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve:
interlocutores e contextos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Este projeto vem contemplar
os três vértices da abordagem triangular da arte educadora contemporânea, Ana
Mae Barbosa. São eles:
1 -
vértice da produção artística: exercício prático dos fazeres e saberes
inerentes às linguagens artísticas, suas técnicas, materiais, tecnologias e
processos construtivos;
2 -
vértice da contextualização histórica: compreensão da arte como conhecimento
humano acumulado na história – obra, artista e público; e
3 -
vértice da apreciação estético-crítica: leitura e fruição das obras produzidas
no âmbito da escola e fora dela, dos meios de difusão e dos espaços culturais.
(MARANHÃO, 2007, p.87)
Conforme os Referenciais
Curriculares do Ensino Médio do Estado do Maranhão, “o trabalho pedagógico, ao
longo do Ensino Médio (...) deverá ainda promover a realização de projetos
didáticos interdisciplinares, com parcerias saudáveis entre professores e
alunos, sem perder de vista as especificidades de cada um dos componentes
curriculares” (MARANHÃO, 2007, p.84) portanto, este projeto vem contemplar essa
necessidade.
METODOLOGIA:
*Elaboração,
análise e aprovação do projeto;
*Reuniões
periódicas para planejamento estratégico e avaliação das ações;
*Realização de
aulas teóricas e práticas sobre técnicas do fazer teatral a partir da leitura
da obra, produção do roteiro e texto cênico;
*Aplicação de jogos
de expressão, exercícios corporais e de socialização.
* Ensaios das cenas
cênicas;
* Apresentação do
espetáculo teatral “O mulato” para a comunidade;
* Análise e
avaliação do texto teatral criado pelos alunos
* Elaboração de um
relatório escrito e com imagens das atividades realizadas;
*Elaboração,
análise e aprovação do projeto;
*Reuniões
periódicas para planejamento estratégico e avaliação das ações;
*Realização de
aulas teóricas e práticas sobre técnicas do fazer teatral a partir da leitura
da obra, produção do roteiro e texto cênico;
*Aplicação de jogos
de expressão, exercícios corporais e de socialização.
* Ensaios das cenas
cênicas;
* Apresentação do
espetáculo teatral “O mulato” para a comunidade;
* Análise e
avaliação do texto teatral criado pelos alunos
* Elaboração de um
relatório escrito e com imagens das atividades realizadas;
IMAGENS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO LEITURA EM CENA
****************************************************************************
*Oficinas de Artesanato com materiais reutilizáveis
Educadora Ambiental: Vânia Lopes
E-mail: nanalo39@yahoo.com.br
Objetivo
Com o
desenvolvimento das oficinas, a professora pretende que a prática de
reutilização seja incentivada e levada conseqüentemente a:
- Diminuição consciente do passivo ambiental;
- Economia financeira;
- Inclusão social para comunidades carentes;
- Estimulação da criatividade humana;
- Estimulação da coordenação motora dos indivíduos.
"CRIAR
É INOVAR".
Segundo
Darwin, a criatividade é a manifestação da força criadora inerente à vida. É um
instinto biológico, tão básico como o sexo e a fome, pois é uma reação inerente
aos desafios naturais que ajudam na sobrevivência da espécie.
Criar é
dar forma, algo novo e não se refere somente à produção artística, mas também
como um agir integrado ao viver, e, se o homem cria, não é apenas porque gosta
e sim porque precisa.
A
originalidade é a característica mais ampla de personalidades criadoras, pois
engloba diferentes capacidades, como a de produzir idéias raras, resolver
problemas de maneiras incomuns, usar objetos e situações de modo não
costumeiro, gerando assim novas possibilidades diante de desafios.
A
capacidade de renovação e mudanças, caso seja frustrada, gera repetição,
decadência e sentimento de solidão.
A
criatividade traz consigo aspectos revolucionários, para facilitar mudanças e
transformações no decorrer da existência.
Para
haver crescimento e desenvolvimento da personalidade criativa coletiva, antes,
deve haver o desenvolvimento da criatividade individual, aliada ao conhecimento
de técnicas específicas.
No
"artesanato ecológico" podem-se utilizar resíduos que seriam
descartados, como por exemplo: garrafas PET, embalagens de materiais de
limpeza, revistas velhas, jornais, coadores de café descartáveis, latas, caixas
de sapatos, caixas Tetra Pak, serragem, folhas, flores e galhos secos, restos
de lã e fio, retalhos de tecidos, entre outros.
Unindo-se
a necessidade de preservação e conservação do meio ambiente à capacidade
criativa do ser humano, coloca-se em prática, a aplicação de pelo menos, dois
dos três R's: "REDUZIR e REUTILIZAR".
Atividades
teóricas a serem desenvolvidas
Levando
em consideração a premissa de que só há mudança de hábito, quando há também,
mudança de conceito, haverá breve explanação teórica para que os alunos (as)
entendam os reais motivos da coleta seletiva.
Atividades
práticas a serem desenvolvidas
- Porta - lápis;
- Porta - clipes;
- Porta - vaso de parede;
- Porta - vaso de balcão;
- Embalagens para presentes;
- Bandejas;
- "Portas-treco".
Materiais
a serem utilizados para as oficinas
- Garrafas PET de 500 a 6000 ml;
- Um cone de 1000 m de Barbante cru;
- Canela em pau e galhos secos;
- Caixas de leite tetra Pak;
- 3 kg de serragem;
- Pincéis chatos de duas "(polegadas);
- Pincéis chatos de ½"(polegada);
- De 3 a 5 kg de cola Cascorez, PVA;
- Embalagens de pizza;
- Cola colorida nas cores: primárias, secundárias, preto e branco;
- 3l de tinta esmalte sintético sem brilho, na cor branca;
- Tubos pequenos de corantes para mistura no esmalte sintético, nas cores: primárias, secundárias, preto e branco;
- 2l de solvente para esmalte sintético;
- Lápis pretos;
- Panos velhos para a limpeza dos materiais;
- Folhas secas;
- Filtros de café, (papel),usados;
- Estiletes;
- Tesouras;
Obs.:
1-Todo o material a ser reutilizado, deve estar limpo e seco.
1-Todo o material a ser reutilizado, deve estar limpo e seco.
2-O
número de alunos por oficina não deve ultrapassar 12 pessoas.
3-No caso
dos pincéis, tesouras e estiletes, cada aluno (a) deve ter os seus para que o
curso seja dinâmico.
Cronograma
Cada
oficina terá a duração de dois dias, oito horas diárias, totalizando 16 horas.
Conforme o aprendizado dos alunos, os mesmos, estarão capacitados a
confeccionarem de dois a três objetos.
As
oficinas ocorrerão nos seguintes horários:
Das
08h00min às 12h00min
13h e
30min às 17h e
30min.
.
Valor
O
material a ser utilizado, correrá por conta do cliente;
A
remuneração da Coordenadora e Professora será de R$ 500,00 por oficina, excluso
transporte e alimentação.
As
oficinas ocorrerão uma vez por mês, ou conforme a escolha do cliente.
Nota
Final
Caberá ao
cliente, fazer a divulgação das oficinas, inscrição dos alunos, elaborar lista
de presença, fornecer o certificado de participação, fornecer a infra-estrutura
de sala de aula, café e água para os alunos a serem servidos no intervalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário