PROJETOS


PROJETO LEITURA EM CENA: Uma combinação entre a Linguagem teatral e a literatura

 COORDENADOR (A):   Maria Necy Alves Pontes  

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura  Turno: vespertino

Titulação/Formação Pedagógica: Licenciatura em Letras e Pós graduação em Língua Portuguesa 

E-mail: mnecyyalves@hotmail.com 

PROFESSORA DE TEATRO CONVIDADA: Maria Dalva dos Santos Silva

Titulação/Formação Pedagógica: licenciatura em Teatro

Email: mila.arte@hotmail.com
 

DISCIPLINAS
CONTEÚDOS ENVOLVIDOS
CARGA HORÁRIA

Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de textos; Realismo/naturalismo; análise de produção textual.

16 h/aulas


Arte
Dinâmica de grupo; leitura grupal e dramatizada de obra literária; produção de texto cênico e roteiro; origem do teatro; jogos de expressão e socialização; exercícios de aquecimento e relaxamento vocal; exercícios de memorização; elementos que compõem um espetáculo teatral; cenário e figurino; ensaios das cenas teatrais; representação teatral de “O Mulato”.


60 h/aulas
Educação Física
Exercícios de aquecimentos, relaxamentos, alongamentos e agilidades corporais.

12 h/aulas

JUSTIFICATIVA:

Considerando a necessidade de desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no Ensino Médio e tendo em vista a formação sócio crítico do cidadão brasileiro, o teatro apresenta-se como uma forma dinâmica e educativa que promove ao aluno a oportunidade de desenvolver suas habilidades interpretativas, verbal e corporal. A promoção de atividades didáticas interdisciplinares com foco na leitura e interpretação de obras literárias possibilita o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos nas modalidades oral, escrita e artística, no que se refere aos textos das obras literárias a serem trabalhadas quanto sua aplicação do contexto contemporâneo em que vivem.

OBJETIVO GERAL:

Promover atividades didáticas interdisciplinares na área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias; ressaltando a arte cênica como propulsora da interação entre docentes de séries diferenciadas para que pela vivência de fazeres artísticos teatrais possam adquirir habilidades interpretativas e o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Incentivar a exploração das artes cênicas como complemento e desenvolvimento das atividades escolares.
*Identificar o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”;
*Usar a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados.
*Desenvolver habilidades de leitura e a interpretação do texto literário pela expressão corporal.
*Exercitar a socialização, a criatividade, a coordenação motora e a memorização.
*Promover situações de leitura e criação de textos e enredos.
*Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso da obra literária de Aluísio de Azevedo “O Mulato”.
*Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores e contextos.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: 
 
Este projeto vem contemplar os três vértices da abordagem triangular da arte educadora contemporânea, Ana Mae Barbosa. São eles:

1 - vértice da produção artística: exercício prático dos fazeres e saberes inerentes às linguagens artísticas, suas técnicas, materiais, tecnologias e processos construtivos; 
2 - vértice da contextualização histórica: compreensão da arte como conhecimento humano acumulado na história – obra, artista e público; e 

3 - vértice da apreciação estético-crítica: leitura e fruição das obras produzidas no âmbito da escola e fora dela, dos meios de difusão e dos espaços culturais. (MARANHÃO, 2007, p.87)


Conforme os Referenciais Curriculares do Ensino Médio do Estado do Maranhão, “o trabalho pedagógico, ao longo do Ensino Médio (...) deverá ainda promover a realização de projetos didáticos interdisciplinares, com parcerias saudáveis entre professores e alunos, sem perder de vista as especificidades de cada um dos componentes curriculares” (MARANHÃO, 2007, p.84) portanto, este projeto vem contemplar essa necessidade.
 
METODOLOGIA:

*Elaboração, análise e aprovação do projeto;
*Reuniões periódicas para planejamento estratégico e avaliação das ações;
*Realização de aulas teóricas e práticas sobre técnicas do fazer teatral a partir da leitura da obra, produção do roteiro e texto cênico;
*Aplicação de jogos de expressão, exercícios corporais e de socialização.
* Ensaios das cenas cênicas;
* Apresentação do espetáculo teatral “O mulato” para a comunidade;
* Análise e avaliação do texto teatral criado pelos alunos
* Elaboração de um relatório escrito e com imagens das atividades realizadas;

IMAGENS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO LEITURA EM CENA





































































































































































































































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*Oficinas de Artesanato com materiais reutilizáveis

Educadora Ambiental: Vânia Lopes
E-mail: nanalo39@yahoo.com.br
Objetivo
Com o desenvolvimento das oficinas, a professora pretende que a prática de reutilização seja incentivada e levada conseqüentemente a:
  • Diminuição consciente do passivo ambiental;
  • Economia financeira;
  • Inclusão social para comunidades carentes;
  • Estimulação da criatividade humana;
  • Estimulação da coordenação motora dos indivíduos.
"CRIAR É INOVAR".
Segundo Darwin, a criatividade é a manifestação da força criadora inerente à vida. É um instinto biológico, tão básico como o sexo e a fome, pois é uma reação inerente aos desafios naturais que ajudam na sobrevivência da espécie.
Criar é dar forma, algo novo e não se refere somente à produção artística, mas também como um agir integrado ao viver, e, se o homem cria, não é apenas porque gosta e sim porque precisa.
A originalidade é a característica mais ampla de personalidades criadoras, pois engloba diferentes capacidades, como a de produzir idéias raras, resolver problemas de maneiras incomuns, usar objetos e situações de modo não costumeiro, gerando assim novas possibilidades diante de desafios.
A capacidade de renovação e mudanças, caso seja frustrada, gera repetição, decadência e sentimento de solidão.
A criatividade traz consigo aspectos revolucionários, para facilitar mudanças e transformações no decorrer da existência.
Para haver crescimento e desenvolvimento da personalidade criativa coletiva, antes, deve haver o desenvolvimento da criatividade individual, aliada ao conhecimento de técnicas específicas.
No "artesanato ecológico" podem-se utilizar resíduos que seriam descartados, como por exemplo: garrafas PET, embalagens de materiais de limpeza, revistas velhas, jornais, coadores de café descartáveis, latas, caixas de sapatos, caixas Tetra Pak, serragem, folhas, flores e galhos secos, restos de lã e fio, retalhos de tecidos, entre outros.
Unindo-se a necessidade de preservação e conservação do meio ambiente à capacidade criativa do ser humano, coloca-se em prática, a aplicação de pelo menos, dois dos três R's: "REDUZIR e REUTILIZAR".

Atividades teóricas a serem desenvolvidas
Levando em consideração a premissa de que só há mudança de hábito, quando há também, mudança de conceito, haverá breve explanação teórica para que os alunos (as) entendam os reais motivos da coleta seletiva.

Atividades práticas a serem desenvolvidas
  • Porta - lápis;
  • Porta - clipes;
  • Porta - vaso de parede;
  • Porta - vaso de balcão;
  • Embalagens para presentes;
  • Bandejas;
  • "Portas-treco".

Materiais a serem utilizados para as oficinas
  • Garrafas PET de 500 a 6000 ml;
  • Um cone de 1000 m de Barbante cru;
  • Canela em pau e galhos secos;
  • Caixas de leite tetra Pak;
  • 3 kg de serragem;
  • Pincéis chatos de duas "(polegadas);
  • Pincéis chatos de ½"(polegada);
  • De 3 a 5 kg de cola Cascorez, PVA;
  • Embalagens de pizza;
  • Cola colorida nas cores: primárias, secundárias, preto e branco;
  • 3l de tinta esmalte sintético sem brilho, na cor branca;
  • Tubos pequenos de corantes para mistura no esmalte sintético, nas cores: primárias, secundárias, preto e branco;
  • 2l de solvente para esmalte sintético;
  • Lápis pretos;
  • Panos velhos para a limpeza dos materiais;
  • Folhas secas;
  • Filtros de café, (papel),usados;
  • Estiletes;
  • Tesouras;
Obs.: 
1-Todo o material a ser reutilizado, deve estar limpo e seco.
2-O número de alunos por oficina não deve ultrapassar 12 pessoas.
3-No caso dos pincéis, tesouras e estiletes, cada aluno (a) deve ter os seus para que o curso seja dinâmico.

Cronograma
Cada oficina terá a duração de dois dias, oito horas diárias, totalizando 16 horas. Conforme o aprendizado dos alunos, os mesmos, estarão capacitados a confeccionarem de dois a três objetos.
As oficinas ocorrerão nos seguintes horários:
Das 08h00min às 12h00min
13h e 30min às 17h e 30min.                                                .
Valor
O material a ser utilizado, correrá por conta do cliente;
A remuneração da Coordenadora e Professora será de R$ 500,00 por oficina, excluso transporte e alimentação.
As oficinas ocorrerão uma vez por mês, ou conforme a escolha do cliente.

Nota Final
Caberá ao cliente, fazer a divulgação das oficinas, inscrição dos alunos, elaborar lista de presença, fornecer o certificado de participação, fornecer a infra-estrutura de sala de aula, café e água para os alunos a serem servidos no intervalo.

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