quinta-feira, 1 de março de 2018

Trabalho com gêneros textuais nas aulas de História: cartas

Cartas produzidas pelos alunos da turma 103/2018
. abordando uma viagem fictícia à região mesopotâmica
No mundo onde impera a internet, o hábito de escrever cartas não faz parte do universo do estudante do Ensino Médio, que está acostumado a manter e estabelecer seus contatos de amizade por meio de e-mail, mensagens de texto no celular ou bate-papo por texto, vídeo e voz nas redes sociais, como WhatsApp.
Após o trabalho com o conteúdo sobre as Civilizações da Antiguidade Oriental o professor solicitou aos alunos que individualmente escrevessem uma carta a um colega de turma ou a alguém que não via há algum tempo. Entretanto, antes dessa etapa da atividade, o professor apresentou aos alunos uma carta lendo-a a turma(como sugestão deixamos aqui a cancão "A Carta" de Erasmo Carlos). Após a leitura, discutiu-se com a turma sobre a estrutura e organização da carta e os sentimentos despertados em quem a recebeu, as intenções do autor, bem como as relações com o e-mail. Em seguida foi determinado um tempo da aula para as produções individuais. Ainda em sala de aula, houve uma troca de cartas de modo que todos lessem as cartas uns dos outros. Em seguida os alunos teceram seus comentários, suas impressões acerca da escrita de cartas e, selecionaram a produção da colega de sala, Déborah como uma das que se destacaram. 


Cartas 103

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROFESSORES EM AÇÃO

PROFESSORES EM AÇÃO
Os professores deste Centro de Ensino trabalham unidos e com dedicação em função do ensino de qualidade e formação adequada aos jovens cidadão.

PROFESSORES AMIGOS

PROFESSORES AMIGOS
Todos os professores além de eficientes também são amigos da escola, dos alunos e da comunidade.

DE MÃOS DADAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

DE MÃOS DADAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Todo o corpo administrativo trabalha junto aos professores e estudantes, buscam juntos soluções e poem em prática as idéias coletivas para assim , juntos desenvolverem uma educação onde se constroe conhecimentos com interatividade e trocas de experiências.